terça-feira, 10 de outubro de 2017

ACUPUNTURA PARA GESTANTES?

tenho atendido às gestantes, como dentista, desde a época da minha graduação e ainda hoje escuto relatos de mulheres a quem foi negado até procedimentos odontológicos relativamente simples para aliviar suas dores por estarem grávidas – nossa, é muito arriscado realizar procedimentos odontológicos em mulheres grávidas. só que não. não é arriscado, desde que se conheça a fisiologia da gestação, desde que se saiba quais fármacos são seguros nas distintas fases da gestação: há medicamentos que não podem ser usados no fim da gestação, há outros que o risco ocorre primeiro trimestre... arriscado é não tratar uma infecção bucal numa gestante ou mantê-la sob o estresse bioquímico duma odontalgia! na acupuntura... não é diferente! ainda há muita insegurança no atendimento das grávidas e isso se deve à falta de conhecimento sobre o assunto.

pouco tempo depois da conclusão da especialização em acupuntura passei a atender uma paciente que sofrera um aborto. ela estava com dores no peito (opressão torácica), dificuldade para dormir, palpitação cardíaca no meio da madrugada. resolvida essa sintomatologia de origem emocional, começamos a trabalhar sua fertilidade, a paciente desejava engravidar o quanto antes e... engravidou! pude acompanhar praticamente toda a sua gestação. obviamente precisei estudar, para cada acuponto que escolhia para tratar a paciente consultava literatura para saber se havia algum risco. as graças que recebo costumam vir aos pares e a paciente gestante me indicou uma amiga: gestação de risco devido a uma insuficiência do istmo cervical. além do repouso absoluto, ela havia recebido uma sutura e um anel de borracha no colo do útero para segurar o feto. por estar acamada, frequentemente tinha dores cervicais e lombares; além disso, eu cuidava da sua tensão emocional e das queixas que apresentava a cada sessão, obstipação intestinal, fraqueza muscular, impaciência, insônia etc.

enfim, o atendimento da gestante é igual ao dos demais pacientes, exceto por alguns cuidados peculiares a essa condição. os cuidados necessários variam com o momento da gestação, que incluem da seleção de pontos que não prejudiquem o curso da gestação à escolha de uma posição confortável para a gestante receber melhor o atendimento. um exemplo, a escolha de pontos na região abdominal é arriscada quando o ventre da gestante já está volumoso, mas no primeiro trimestre não apresenta maiores riscos. por outro lado é melhor evitar do início às últimas semanas gestação os pontos que promovem ou facilitam o parto, como o VB21 ou o B67.  no entanto, se passou da 32a semana e o bebê ainda não está posicionado com a cabeça para baixo, a moxabustão no B67 é bem indicada para a reversão da posição fetal.


claro que temos de tomar cuidado com as generalizações: nem toda gestante tem enjoos matinais ou edema de membros inferiores. ou ainda, a mesma mulher grávida pode ser muito tranquila e na sessão seguinte estar ansiosa! assim, não há receita de bolo para o atendimento da gestante (ou de qualquer paciente, diga-se). a saúde da gestante está ligada aos desafios que seu ambiente apresenta, às suas emoções, à sua estrutura física. acredito que a acupuntura pode trazer muitos benefícios às pacientes grávidas e, em comparação ao tratamento alopático convencional, é livre de efeitos colaterais. exemplifico: hoje se sabe que insônia na gestação pode levar ao parto prematuro. qual seria o impacto, na saúde do bebê, do uso de indutores do sono pela gestante? será que vale a pena arriscar? melhor tratar com acupuntura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário